E seu nome é Jonas
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
FUNDAMENTOS DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
Comentário do Filme:
“E Seu nome é Jonas”
Recife,
Maio de 2014.
Ficha Técnica:
Título: And Your Name Is Jonah; (original)
País de Origem: EUA;
Ano de Produção: 1979;
Gênero: Drama;
Tempo de Duração: 100 minutos;
Estúdio/Distrib.: ORION PICTURES CORPORATION;
Direção: Richard Michaels;
Roteiro: Michael Bortman;
Sinopse: “Depois de passar três anos em uma instituição para retardados, menino tem diagnóstico de que possui apenas surdez e assim a família unida busca aprender a se comunicar usando a linguagem de sinais.”
Fonte: http://filmow.com/e-seu-nome-e-jonas-t16383/ficha-tecnica/
Inicialmente chama a atenção o paradoxo do ano de produção do filme e a contemporaneidade das questões apresentadas. O filme apresenta em seu teor grandes barreiras encontradas pelo surdo, pela família e ainda pela sociedade que não compreende as necessidades de comunicação do surdo. O que leva a reflexão de que apesar de quase três décadas os preconceitos e desinformações sobre o universo surdo ainda se faz muito presente.
A primeira questão trazida no filme é o diagnostico errado. Jonas passa três anos em um hospital para que fosse desmistificado o diagnostico inicial de deficiência mental.
O filme aborda a questão da família sobre a surdez. A mãe tenta resgatar o tempo perdido de Jonas e encontra pela vários obstáculos. Com a volta pra casa fica clara a falta de informação sobre a surdez e a dificuldade de comunicação de Jonas com os familiares. Nesse contexto vale ressaltar a falta de compreensão e paciência do pai que acaba por desistir e abandonar a família deixando a responsabilidade para sua esposa.
Fica claro também a questão da apresentação do mundo do surdo, na questão da identidade e em algumas ocasiões na sua rejeição ao mundo dos