E-business e Groupware
Pode-se definir e-business como negócios feitos através da Internet no sentido mais amplo da palavra negócio, desde contatos diretos com consumidores, fornecedores como também análises de mercado, análises de investimentos, busca de informações sobre o macroambiente, pesquisa de mercados, etc.
Conjunto de sistemas de uma empresa que se interligam e interagem com os sistemas de diversas outras empresas servindo como a infraestrutura do e-Commerce (comércio eletrônico).
E-business tem como aplicação a criação de sistemas capazes de prover comunicação entre empresas agilizando os processo de compra e venda entre as mesmas, existem inclusive sistemas que fazem pedido automáticos para outras empresas de acordo com o seu estoque de produtos, facilitando assim todo o processo de fabricação e venda, melhorar a disponibilidade de produtos de acordo com a demanda pelos mesmos.
Enquadramento do negócio
A estratégia de e-business deve iniciar-se com um profundo conhecimento do negócio que se irá iniciar ou alterar. A primeira reflexão deverá incidir sobre o que se pretende com o novo negócio ou o que sustenta o atual modelo de negócio que é necessário reformular.
O gestor de projeto deverá refletir conjuntamente com os diversos departamentos da empresa sobre o seguinte conjunto de questões :
Em que setor se localiza o negócio que pretendo iniciar ou reformular?
Qual o atual posicionamento da empresa no mercado que se insere?
Quem são os concorrentes?
Qual o perfil dos atuais clientes da empresa? Quantos são e quem são os principais fornecedores da organização?
Qual é a dimensão económica da empresa?
Qual é o desempenho econômico-financeiro da empresa?
Que recursos financeiros dispõem a empresa para implementar uma estratégia de e-business?
1. Classes do E-Business
Ao se trabalhar com o E-Business, existem algumas classes que tratam a forma como a empresa se relaciona com seus clientes. As principais são:
B2B (Business to Business) – Em um