E-busines
E-business, acrónimo do inglês Electronic Business (negócio eletrônico), é o termo que se utiliza para identificar os negócios efetuados por meios eletrônicos, geralmente na Internet. Muitas vezes é associado ao termo comércio eletrônico.
Pode-se definir e-business como negócios feitos através da Internet no sentido mais amplo da palavra negócio, desde contatos diretos com consumidores, fornecedores como também análises de mercado, análises de investimentos, busca de informações sobre o macroambiente, pesquisa de mercados, etc.
Conjunto de sistemas de uma empresa que se interligam e interagem com os sistemas de diversas outras empresas servindo como a infraestrutura do e-Commerce (comércio eletrônico).
E-business tem como aplicação a criação de sistemas capazes de prover comunicação entre empresas agilizando os processo de compra e venda entre as mesmas, existem inclusive sistemas que fazem pedido automáticos para outras empresas de acordo com o seu estoque de produtos, facilitando assim todo o processo de fabricação e venda, melhorar a disponibilidade de produtos de acordo com a demanda pelos mesmos.
Processo de análise e diagnóstico de uma estratégia de E-business
Enquadramento do negócio
A estratégia de e-business deve iniciar-se com um profundo conhecimento do negócio que se irá iniciar ou alterar. A primeira reflexão deverá incidir sobre o que se pretende com o novo negócio ou o que sustenta o actual modelo de negócio que é necessário reformular.
O gestor de projecto deverá refletir conjuntamente com os diversos departamentos da empresa sobre o seguinte conjunto de questões :
• Em que sector se localiza o negócio que pretendo iniciar ou reformular?
• Qual o actual posicionamento da empresa no mercado que se insere?
• Quem são os abc concorrentes?
• Quem são os potenciais concorrentes?
• Qual o perfil dos actuais clientes da empresa?
• Qual o perfil dos potenciais clientes da empresa?
• Quantos são e quem são os principais fornecedores