E-book Assessoria de Imprensa
Introdução
02
Definindo a comunicação para o seu perfil de evento (Pág. 3)
07
Durante o evento
(Pág. 30)
08 Pós-evento
(Pág. 36)
(Pág. 5)
03
Mapeamento de imprensa (Pág. 11)
04
Convidando os jornalistas 09 Gerenciamento de crise (Pág. 40)
10
Conclusão
11
Sobre a LaPresse
12
Sobre a Sympla
(Pág. 43)
(Pág. 15)
05
Releases e notas
(Pág. 19)
06 Escolha de fornecedores
(Pág. 27)
(Pág. 44)
(Pág. 45)
Introdução
Já dizia Chacrinha que “quem não se comunica, se trumbica”. Sem divulgação, o sucesso de um evento fica bastante comprometido. Para isso, criamos este e-book com dicas sobre assessoria de imprensa para os mais variados tipos de eventos. São orientações padrão para ajudar você, produtor, a realizar ações que reverberem sua produção, a ter noção da importância desse trabalho, como ele é realizado e como uma assessoria de imprensa pode ser um importante aliado no processo.
Nem sempre é fácil compreender o trabalho de uma assessoria de imprensa, muitas vezes confundido com publicidade. Muitos esperam que o retorno seja imediato, como se o carimbo de assessoria abrisse obrigatoriamente todas as portas na mídia. Quem nunca ouviu ou disse “quero sair no jornal tal. Quero ser entrevistado por Fulano.’’ Nossa atuação é como a de formiguinhas, podemos assim dizer. O relacionamento entre assessor e jornalista de redação é construído aos poucos, com tato, cavando oportunidades e aproveitando demandas para apresentar o assessorado.
No caso de eventos, não deixa de ser diferente. Entre tantas atrações, como mostrar que a sua produção é interessante? E se o evento tem tudo para ser um sucesso, como deve ser apresentado para a mídia?
Assessoria de imprensa para eventos
4
Depois da realização, ainda há o que ser feito? São questões que rondam o trabalho e, pensando nisso, neste pequeno manual, vamos pontuar as diferenças entre os tipos de evento e como isso