D Pra Aprender A Nadar Depois De Velho
6 de setembro de 2010 | Por:Rodrigo Langeani | 41 Comments
46FLARES Twitter 7Facebook 36Pin It Share 0Google+ 3
Filament.ioMade with FLAREMore Info
O que impede a maioria das pessoas de começar no triathlon é a natação e sempre me perguntam: dá pra aprender a nadar depois de velho? Sim dá e é mais fácil do que você imagina.
A natação deve ser entendida como um esporte a parte, muito diferente do ciclismo e da corrida. Na natação o que importa é a técnica. Primeiro aprende-se a nadar depois pensa-se em aumentar a distância percorrida no treino.
Após alguns anos ensinando natação, descobri o melhor método para ensinar adultos a nadar. O método foi desenvolvido por um cara chamada Terry Laughlin e chama Total Immersion.
Com a metodologia TI, em poucas sessões conseguimos mudar significativamente o estilo das pessoas a ponto de mudar a relação das pessoas com a água.
Uma dica é primeiro olhar o DVD e depois ler o livro, porque para quem nunca viu os exercícios fica quase impossível um pouco difícil de entender só com a descrição do livro.
Minhas dicas infalíveis para iniciantes
Aqui estão as dicas que considero mais importante para os iniciantes:
Para se propulsionar para frente com o menor esforço possível, foque na rotação dos ombros tentando manter o seu corpo na horizontal (para gerar menos resistência), não adianta bater pernas que nem doido ou fazer muita força com os braços. Saiba que a pernada, para nadadores iniciantes, contribui apenas com 3% da propulsão gerando 70% de todo o cansaço.
Manter o corpo na horizontal é uma consequência de manter a cabeça alinhada com o corpo. Mantenha a cabeça na mesma posição de quando você está andando e faça o deslize do braço debaixo d`água e não na superfície. Veja o vídeo aos 49seg. Perceba como o nadador usa sua pernada; o movimento de perna serve apenas para ajudá-lo a mudar de um lado para o outro e ajudar a estender o seu braço à frente do corpo. Esse é o segredo para conservar