C
Segundo Comte, consiste na observação dos fenômenos, opondo-se ao racionalismo e ao idealismo, por meio da promoção do primado da experiência sensível, única capaz de produzir a partir dos dados concretos (positivos) a verdadeira ciência (na concepção positivista), sem qualquer atributo teológico ou metafísico, subordinando a imaginação à observação, tomando como base apenas o mundo físico ou material. O positivismo nega à ciência qualquer possibilidade de investigar a causa dos fenômenos naturais e sociais, considerando este tipo de pesquisa inútil e inacessível, voltando-se para a descoberta e o estudo das leis (relações constantes entre os fenômenos observáveis).
2) De acordo com Émile Durkheim o que são os Fatos Sociais e quais as características que os definem? Explique e exemplifique.
Por Durkeim, fato social é toda “coisa” capaz de exercer algum tipo de coerção sobre o indivíduo sendo que essa “coisa” independente e exterior do indivíduo e é estabelecida em toda a sociedade. Suas características principais são:
Coercitividade – característica relacionada com o poder, ou a força, com a qual os padrões culturais de uma sociedade se impõem aos indivíduos que a integram, obrigando esses indivíduos a cumpri-los.
Exterioridade – relaciona-se ao fato de esses padrões culturais serem exteriores ao indivíduo e independentes de sua consciência.
Generalidade – os fatos sociais são coletivos, ou seja, eles não existem para um único indivíduo, mas para todo um grupo, ou sociedade.
3) O que pretende Émile Durkheim quando propõe que tratemos os Fatos Sociais como “coisas”?
O que Émile Durkheim busca é superar esse senso comum, e para isso ele propõe que nós tratemos os fatos sociais como coisas. Isso quer dizer que, antes de refletir, nós temos que investigar, observar e procurar informações, o que nos permite ter uma visão mais clara e mais verídica. 4) Explique por que a ideia de