C++ Vetores
Aula 02 - VARIÁVEIS UNIDIMENSIONAIS - VETORES
Em muitas aplicações queremos trabalhar com conjuntos de dados que são semelhantes em tipo. Por exemplo o conjunto das alturas dos alunos de uma turma, ou um conjunto de seus nomes. Nestes casos, seria conveniente poder colocar estas informações sob um mesmo conjunto, e poder referenciar cada dado individual deste conjunto por um número índice. Em programação, este tipo de estrutura de dados é chamada de vetor (ou array, em inglês) ou, de maneira mais formal estruturas de dados homogêneas.
Exemplo: A maneira mais simples de entender um vetor é através da visualização de um lista, de elementos com um nome coletivo e um índice de referência aos valores da lista. n nota
0 8.4
1 6.9
2 4.5
3 4.6
4 7.2
Nesta lista, n representa um número de referência e nota é o nome do conjunto. Assim podemos dizer que a 2a nota é 6.9 ou representar nota[1] = 6.9
Esta não é a única maneira de estruturar conjunto de dados. Também podemos organizar dados sob forma de tabelas. Neste caso, cada dado é referenciado por dois índices e dizemos que se trata de um vetor bidimensional (ou matriz).
DECLARAÇÃO E INICIALIZAÇÃO DE VETORES
Em C, um vetor é um conjunto de variáveis de um mesmo tipo que possuem um nome identificador e um índice de referência. Os vetores precisam ser declarados, como quaisquer outras variáveis, para que o compilador conheça o tipo de matriz e reserve espaço de memória suficiente para armazená-la. Os elementos da matriz são guardados numa seqüência contínua de memória, isto é, um seguido ao outro.
Sintaxe: A sintaxe para a declaração de um vetor é a seguinte: tipo nome[tam]; onde: tipo é o tipo dos elementos do vetor: int, float, double ... nome é o nome identificador do vetor. As regras de nomenclatura de vetores são as mesmas usadas em variáveis. tam é o tamanho do vetor, isto é, o número de elementos que o vetor pode armazenar.
Exemplo: Veja as declarações seguintes: int idade[100]; //