C pia de ATPS Estrutura de Dados 2
TECNOLOGIA EM ANÁLISE DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
DISCIPLINA
ESTRUTURA DE DADOS
TUTOR PRESENCIAL MAURICIO FAZOLI
SÃO PAULO/SP
2014
SUMÁRIO
1. Estrutura de Dados. 3
2. Listas Ligadas. 9
3. Filas e Pilhas. 17
4. Grafos. 22
5. Referencias Bibliográficas 28
ATPS – ESTRUTURA DE DADOS
Estrutura de Dados é o nome dado à organização de dados e algoritmos de forma coerente e racional de modo a otimizar o seu uso. Por meio da maneira como os dados são organizados e como as operações são efetuadas sobre estes dados, se podem solucionar de forma simples problemas extremamente complexos. Existem diversos modelos de estruturas de dados, e novos modelos são criados constantemente, pois acompanham também a evolução dos algoritmos e das linguagens de programação. Escolher uma estrutura de dados ideal pode tornar-se um problema difícil para uma determinada solução. As pesquisas e estudos das estruturas de dados estão em constante desenvolvimento, apesar disso, existem estruturas que têm se mostrado padrão, ou seja, são clássicas. Podemos citar as listas, pilhas, filas, árvores e grafos como estruturas de dados clássicas.
Neste desafio, deverá ser apresentada uma solução computacional baseada em Estruturas de Dados para uma empresa aérea chamada VOEBEM que deseja automatizar alguns processos adotados pela companhia. A empresa necessita de um sistema que permita controlar a lista de voos diários e de passageiros por voos, realize a reserva de assentos e liberação para taxiamento das aeronaves, realize o controle de armazenamento das bagagens no compartimento de carga e realize levantamento das rotas devoos.
1. Estrutura de Dados.
TIPOS DE DADOS
Em informática todas as informações são armazenadas em Bits que representa a menor unidade de medida que só aceita 2 valores (0 e 1) que são mutuamente exclusivas, ou seja, um Bit não pode assumir dois valores ao mesmo