C Mara Municipal De Niter I
Vinicius Martins, chefe da sessão, conta como é o dia a dia de um assessor de imprensa
Por: Luã Stewart
Muitas pessoas não sabem como é o cotidiano de um assessor de imprensa de cargos públicos; sua rotina diária, suas demandas e como os mesmos lidam com os outros jornalistas. E foi exatamente isso que fomos descobrir com os assessores de imprensa da Câmara e Prefeitura Municipal de Niterói. Já de antemão, é de suma importância ser formado no curso de Jornalismo, porém, durante o período de estágio, é possível conseguir vagas dentro da área de assessoria de comunicação. Foi o que aconteceu com Vinicius Martins, jornalista especializado em assessoria de imprensa e chefe do setor na Câmara Municipal. Ele nos conta que logo após seu período de estudos acadêmicos, logo ingressou no ramo, pois já trabalhava na área. “Minha experiência em jornal é pouca e logo segmentei para a assessoria de comunicação, o que de fato não é muito comum. Geralmente as pessoas trabalham em outras áreas da comunicação e somente depois encaram uma assessoria. O que hoje em dia, com a escassez de opções no mercado, os recém-formados optam por ingressar logo na assessoria por ser um mercado mais amplo”, contou Vinicius.
“Se pararmos para pensar, alguns anos atrás quando Niterói era a capital do estado do Rio de Janeiro, havia mais veículos de comunicação. Os anos se passaram e eles começaram a minguar. Então eu vejo a migração para as assessorias de imprensa como uma espécie de fuga, até por conta da glamorização da profissão de jornalista. Muitos entram na profissão achando que serão de pronto, âncoras dos telejornais da Rede Globo e que vão ganhar salários altíssimos e não é bem assim que funciona”, completou.
Formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) desde 2000, Vinicius trabalha na assessoria de comunicação da Câmara Municipal desde 2009, mas foi na Prefeitura de Niterói a sua grande escola de aprendizado e recorda os