C lulas do sangue
Bruna Devidé
Dhrielly Pereira
Karine Cruzichi Memare
Maria Franciele Ribeiro
Simone Ap Lourenço
Células do Sangue
Composição do sangue
Plasma – proteínas e compostos orgânicos
Glóbulos vermelhos – hemácias ou eritrócitos e plaquetas
Glóbulos brancos – ou leucócitos
Plasma
As proteínas do plasma são albuminas, alfa beta e gamaglobulinas (imunoglobulinas), lipoproteínas, (protrombina e fibrinogênio auxiliam na coagulação sanguínea)
Dentre os compostos orgânicos estão os aminoácidos, vitaminas, hormônios e glicose
Glóbulos vermelhos
Hemácias ou eritrócitos
São células anucleadas com grande quantidade de hemoglobina, a proteína transportadora de O2 e CO2. A concentração normal de hemácias no sangue é de aproximadamente 4 a 5,4 milhões por microlitro (mm³) na mulher e de 4,6 a 6 milhões por microlitro (mm³) no homem.
A anemia falciforme é uma doença hereditária caracterizada pela alteração nos glóbulos vermelhos, forma semelhante a uma foice. Essa alteração dificulta a passagem do sangue pelos vasos de pequeno calibre e a oxigenação do sangue. Dentre os sintomas estão fortes dores causadas pela obstrução, fadiga intensa, tendência a infecções, feridas nas pernas, cálculos biliares, dentre outros.
Plaquetas
Plaquetas ou trombócitos são fragmentos citoplasmáticos anucleados derivados de células gigantes e poliploides da medula óssea, os megacariócitos, presentes no sangue cuja principal função é a coagulação sanguínea, formando coágulos a fim de evitar hemorragias sempre que necessário.
Glóbulos brancos
Os glóbulos brancos ou leucócitos são produzidos na medula óssea ou em tecidos linfóides e permanecem temporariamente no sangue. Sua principal função é proteger o organismo contra infecções. Divididos em granulócitos, com grânulos específicos no citoplasma e agranulócitos sem grânulos.
Granulócitos
Neutrófilos
Células com núcleos formados por 2 a 5 lóbulos ligados entre si por finas pontes de cromatina.
São as