resumo expandido
RESUMO
A presente pesquisa tem como objetivo discutir e analisar o processo de ensino-aprendizagem da matemática na EJA, levando em consideração as dificuldades enfrentadas pelos alunos, bem como, levantar por meio de questionamentos informais aos alunos, as dificuldades que contribuíram para o aumento da evasão escolar durante o curso EJA. No aspecto quantitativo do desenvolvimento da pesquisa, utilizar-se-á coleta de dados através da opinião dos alunos, analisando o seu nível de satisfação em relação à mesma, buscando obter informações objetivas e precisas para a elaboração do processo de tomada de decisão pela escola quanto aos níveis de evasão escolar.
INTRODUÇÃO
O ensino da Matemática na EJA, deve ser observado cuidadosamente pois essa modalidade de ensino é diferente dos demais níveis de educação. Seus alunos são jovens e adultos que estão a bastante tempo fora do ambiente escolar, estão fora da faixa etária, com idades bastante diversificadas, que ao retornarem para a escola, procuram a modalidade de ensino EJA devido as facilidades oferecidas por ela: menor tempo para conclusão dos anos escolares, conteúdos simplificados e reduzidos, salas de aulas formadas por alunos com os mesmos interesses, etc.
Sabendo que a modalidade de ensino EJA possui um tipo de clientela com muitas dificuldades de aprendizagem o professor de matemática tem um papel difícil para alcançar o desenvolvimento da aquisição do aprendizado e seus alunos.
Este estudo avaliará a qualidade das aulas de matemática oferecidas na modalidade de ensino EJA, analisando o processo de ensino-aprendizagem da matemática, levando em consideração as dificuldades enfrentadas pelos alunos, que propiciaram a evasão escolar durante o curso EJA.
DESENVOLVIMENTO
A Resolução CNE/CEB1 nº1, de 5 de julho de 2000, institui as diretrizes curriculares para a EJA e no Parecer CNE/CEB 11/2000 preconiza que a EJA deve desempenhar três funções: