C Lera
Cólera é uma doença causada pelo vibrião colérico (Vibrio cholerae),uma bactéria em forma de vírgula ou vibrião que se multiplica rapidamente no intestino humano produzindo uma potente toxina que provoca diarréia intensa. Ela afeta apenas os seres humanos e a sua transmissão é diretamente dos dejetos fecais de doentes por ingestão oral, principalmente em água contaminada.
A cólera é transmitida geralmente através da água, alimentos e talheres contaminados com o Vibrio cholerae. A contaminação de rios ocorre pelo tratamento inadequado de água e esgoto (com fezes e vômito de pessoas contaminadas). A variedade El Tor, mais resistente a vida aquática, é mais virulenta. A doença causa diarréia aquosa e vômitos aumentando a chance de transmissão.
A contaminação pessoa a pessoa é possível, mas menos comum. Lavar bem as mãos, não beijar pessoa contaminada, tomar banho e não colocar a mão na boca ajudam a prevenir a transmissão.
Se recuperar de um infecção produz anticorpos que previnem a reinfecção por cerca de 6 meses.
A incubação é de cerca de 2h a cinco dias. Após esse período a maioria das pessoas tem uma diarreia suave e nada mais, mas pode haver umadiarréia aquosa e serosa, como água de arroz. As perdas de água podem atingir os 20 litros por dia, com desidratação intensa e risco de morte, particularmente em crianças. Como são perdidos na diarréia sais assim como água, beber água doce ajuda mas não é tão eficaz como beber água com um pouco de sal. Todos os sintomas resultam da perda de água e eletrólitos:
Diarréia volumosa e aquosa,tipo água de arroz, sempre sem sangue ou muco (se contiver estes elementos trata-se de disenteria).
Dores abdominais tipo cólica.
Náuseas e vômitos.
Hipotensão com risco de choque hipovolêmico (perda de volume sanguíneo) fatal, é a principal causa de morte na cólera.
Taquicardia: aceleração do coração para responder às necessidades dos tecidos, com menos volume sanguíneo.
Anúria: micção inferior a 100ml/dia, devido à perda de