C Digo Gen Tico Slides
AVALIAÇÃO PARCIAL II DO CURSO
DE ENFERMAGEM DA DISCIPLINA
CIÊNCIAS
MOLECULARES
E
CELULARES SOB ORIENTAÇÃO DA
PROF°(A) SAMANTHA ARIADNE.
CÓDIGO GENÉTICO
ORGIEM
O código genético foi decifrado em 1953.
Watson e Crick demonstraram, de modo elegante e apurado, que o código consiste em códons, cada um composto por uma trinca de bases nitrogenadas (tripletes).
FORMAÇÃO
É formada por um alfabeto de quatro letras que correspondem aos quatro nucleotídeos:
A, T, C e G. Com essas quatros letras é preciso formar “palavras” que possuem o significado de “aminoácidos”. Cada proteína corresponde a uma “frase” formada pelas
“palavras”, que são os aminoácidos.
CÓDIGO GENÉTICO
É um código universal que estabelece a equivalência entre a sequência de bases no
DNA
(ácido desoxirribonucléico) e a sequência correspondente de aminoácidos, na proteína.
CARACTERÍSTICAS
Esse código tem três características principais:
1. Conservado ou universal: a “tabela” é a mesma para quase todos os organismos. Há pequenas diferenças, por exemplo, entre procariontes e eucariontes, mas quase todas as correspondências são mantidas.
2. Degenerado ou redundante: repare na tabela: para um mesmo aminoácido (por exemplo, Leucina), pode haver vários códons (no exemplo, CUU, CUC, CUG,
CUA, UUA, UUG).
3. Inequívoco ou sem superposição: por outro lado, cada códon só se relaciona com um Aminoácido, nunca com mais de um (ex: CGA = somente Arginina).
FUNÇÃO
são substâncias essenciais para a construção das células dos seres vivos e atuam como enzimas, controlando praticamente todo o metabolismo celular.
Portanto, os genes (as porções de DNA que transcrevem RNAm), sendo os responsáveis pelo controle das produção de proteínas, controlam também todas as características dos indivíduos.
COMPONENTES
É estabelecido através da complementaridade entre as bases nitrogenadas puras e primídicas, que são de quatro tipos: adenina (A), guanina (G), timina (T) e