Bullying
Bullying é uma forma de violência praticada por um grupo a fim de fazer piada a partir de traços físicos ou comportamentais de alguém, o que gera sofrimento e isolamento do indivíduo criticado. Essa prática é típica de jovens e do ambiente escolar.
Com o passar do tempo, as vítimas de bullying tanto podem recuperar destes traumas sofridos durante o período escolar, como podem desenvolvê-los mais e mais, até entrarem num ponto irreversível, como é o caso do desespero levado ao extremo culminar em suicídio ou ate em algo pior, a vingança. A superação, ou não, destes traumas passa pelo tipo de família da vítima, assim como pelo meio onde vive, pelas suas relações sociais e pela sua própria personalidade .
Wellington Menezes de Oliveira, o assassino que cometeu o massacre em Realengo, teria sido vítima de bullying nos anos em que estudou na escola municipal Tasso da Silveira – a mesma a que voltou para abrir fogo contra os alunos, matando 12 deles. Ex-colegas de classe do atirador afirmaram que o criminoso sempre apresentou distúrbios de comportamento e sofria constantes intimidações de alunos da sua turma.
Conforme ex-colegas, Wellington ganhou os apelidos de Sherman, em comparação ao personagem nerd do filme American Pie, e suingue, porque era manco de uma perna, e isso foi um agravante para sua atitude monstruosa.
Contras: na maioria das vezes a pessoa fica com traumas permanentes como, dificuldades de relacionamento, tornam-se violentas e impulsivas e podendo ate pensar em vingança.
O outro lado:
O jovem que atua de forma agressiva, antissocial, muitas vezes está revelando um pedido de ajuda
No entanto, além de ser um gerador de grande sofrimento para a vítima, o bullying também é um indício de que se deve dar mais atenção ao autor das ofensas e agressões, uma vez que a agressividade pode configurar uma maneira de encobrir dificuldades vivenciadas dentro de casa. Ou seja, o jovem que atua de forma agressiva, antissocial, muitas vezes está