Análise da propaganda publicitária da instituição de ensino CNA na perspectiva da Análise do Discurso
RESUMO Este artigo tem como objetivo analisar, do ponto de vista da Análise do Discurso o anúncio publicitário da Instituição de ensino CNA, dirigida ao público infantil e juvenil, publicado, especificamente em panfletos nas cidades brasileiras. Para isso, os procedimentos metodológicos empregados são estudos bibliográficos com levantamento teórico sobre a análise da linguagem e da semiologia da imagem e a sua aplicação prática no anuncio publicitário destinado para crianças e adolescentes.
Palavras-Chave: Análise do Discurso, Publicidade, Linguagem não-verbal.
O objetivo deste artigo é analisar de acordo com os estudos da AD (Análise do Discurso) a campanha da instituição de ensino CNA, tomando como Corpus para análise, especificamente, o anúncio publicado em panfletos para a divulgação do curso no território brasileiro, a campanha é uma parceria com a Fox Film, idealizada pela Promo Brazil Ltda, e tem como tema principal o filme Rio – famosa animação em 3D dirigida pelo brasileiro Carlos Saldanha, radicado nos Estados Unidos. Segundo Pêcheux: “A questão da imagem encontra assim a análise de discurso por outro viés: não mais a imagem legível na transparência, por que um discurso a atravessa e a constitui, mas a imagem opaca e muda, quer dizer, aquela da qual a memória ‘perdeu’ o trajeto de leitura”. (1999, pág. 55).
A metodologia de analise será feita de acordo com as teorias da analise do discurso, que será o alicerce para esta pesquisa que tem como objetivo observar o verbal e o não-verbal presente no anuncio publicitário.
A base para esta pesquisa será a Analise do Discurso, essa orientação teórica defende a tese de que a linguagem possui uma relação com a exterioridade, esta entendida não como algo fora da linguagem, mas como condições de produção do discurso que intervêm materialmente na textualidade, como interdiscurso, isto é,