A língua japonesa
De: じゃで よしみつい - Jade Yoshimitsuy
Alfabeto Japonês - Geral
O alfabeto japonês é composto, na verdade, por 3 alfabetos diferentes, são eles: Hiragana, Katakana, Kanji. Vamos ver com mais detalhes as particularidades de cada um deles:
Kanji
Talvez o mais conhecido dos alfabetos japoneses, tanto pelos nativos quanto pelos estrangeiros. Esse alfabeto foi incorporado ao japonês há cerca de 1.500 anos atrás, e se tornou parte central do alfabeto, sendo que a maior parte das palavras é escrita com esse alfabeto. Cada caractere representa uma idéia, e não necessariamente um som. O kanji pode chegar a mais de 40.000 caracteres diferentes, mas o número de caracteres que uma pessoa aprende na escola (e deve saber para ser considerada alfabetizada) é de 1.945.
Hiragana
O alfabeto mais comum do Japão. É representado por 48 caracteres onde cada um representa uma sílaba e é utilizado para representar palavras de origem oriental, comuns no dia-a-dia. Geralmente é utilizado para elementos gramáticos de uma oração como verbos, adjetivos e conjunções.
Katakana
Esse alfabeto possui uma grande semelhança com o Higarana. A principal diferença está no seu uso, é utilizado para representar palavras de origem estrangeira, nomes, países e produtos. Assim como o Hiragana, possui 48 caracteres que ilustram uma sílaba cada um.
Abaixo temos as vogais na sua ordem correta: A / I / U / E / O
Básico
Veremos mais detalhes sobre hiragana e katakana, os dois sistemas de escrita mais básicos dos japoneses. Muitas vezes aparecem pessoas que não sabem por onde começar a aprender japonês e a recomendação é sempre esta: hiragana e katakana. É mais fácil do que você pensa!
Você pode aprender sozinho
Você pode aprender hiragana e katakana sem ajuda de ninguém. A maioria dos caracteres são simples, com 2 ou 3 traços! Dependendo da sua memória e força de vontade,