Analise do filme Moulin Rouge
O filme Moulin Rouge, obra de 2001, é dirigido pelo diretor australiano Baz Luhrmann e está categorizado no gênero musical. A trama apresenta um amor impossível entre o artista e uma cortesã do mais famoso cabaré de Paris no final do século XVIII. Christian (Ewan McGregor) é um jovem artista inglês que abandona Londres para tentar a sorte em Paris e acaba conhecendo a troupe do artista Toulouse-Lautrec (John Leguizamo) e se envolve com Satine (Nicole Kidman), a mais famosa cortesã do Moulin Rouge, dirigido por Zidler (Jim Broadbent) que a prometeu como negócio ao poderoso Duque (Richard Roxburg). Por uma coincidência, Christian tem um encontro no quarto de Satine que pensa que ele é o Duque. Todavia, na hora em que seriam descobertos, Satine, Zidler, Christian e a turma de boêmios de Toulouse convencem o duque a financiar a peça musical que Christian irá escrever “Espetacular Espetacular”. O Duque aceita patrocinar a estréia da peça e a reforma do cabaré, que será transformado em teatro, mas exige de Zidler a escritura do Moulin Rouge e Satine como sua esposa.
Trata-se de uma história de salvação da arte e do artista através da beleza, da liberdade, do amor e da verdade que remetem aos ideais das vanguardas modernistas da belle-époque.
Christian, recém-chegado à Paris, vai ensaiar uma peça com a troupe de Toulouse-Lautrec. A peça tem um cenário de Alpes suíços e ele está vestido de camponês. Toulouse e os outros estão em busca de uma frase para o protagonista, quando Christian canta: “The hills are alive with the sound of music”. Todos dizem: genial! Essa frase faz parte da canção “The sound of music”, tema do filme A Noviça Rebelde (The Sound of Music, Robert Wise, 1965). A Noviça Rebelde se passa nos Alpes suíços e é considerado um clássico do gênero, permitindo que Baz Luhrmann comece a expressar sua homenagem a todas as referências deste mundo boêmio e poético através do filme.
O fato de desistirem da idéia da peça musical