A ‘vênus moderna’ mulher e sexualidade nas ilustradas
A ‘Vênus Moderna’*: Mulher e Sexualidade nas Ilustradas Cariocas Fon-Fon!, Selecta e Para Todos…, entre 1900-1930
Claúdia Oliveira Professora Assistente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Candido Mendes clauoliver@alternex.com.br
Resumo
A ‘Vênus Moderna’*: Mulher e Sexualidade nas Ilustradas Cariocas Fon-Fon!, Selecta e Para Todos…, entre 1900-1930, examina a construção de uma nova identidade na mulher brasileira urbana, através da análise do discurso visual e textual de publicações, dirigidas por intlectuais da tradição literária simbolista do Rio de Janeiro, nos inícios do século XX.
Palavras-Chave
Mulheres; Sexualidade; Literatura Simbolista
Abstract
"The Modern Venus: women and sexuality in the illustrated magazines Fon-Fon!,Selecta e Para Todos… 1900-1930", examines the construction of a new identity for the urban Brazilian woman, through an analysis of the visual and textual discourse of publications directed by intellectuals from the symbolist literary tradition in Rio de Janeiro at the start of the 20th-century.
Key Words
Women; Sexuality; Symbolist Literature.
A ‘Vênus Moderna’i: mulher e sexualidade nas ilustradas cariocas Fon-Fon!, Selecta e Para Todos…, entre 1900-1930, discute o modo pelo qual cronistas e fotógrafos, colaboradores dessas publicações, representaram a imagem da nova mulher que emerge com a modernização da cidade e começa a ganhar o espaço público, no início do século XX. Flávio, pseudônimo de Mário Pederneiras, em crônica intitulada A Mulher e a Rua na revista Selecta de 1914, escrevia:
1
Mneme – Revista Virtual de Humanidades, n. 11, v. 5, jul./set.2004 Dossiê Gênero ISSN 1518-3394 Disponível em http://www.seol.com.br/mneme
“agora até as mulheres estão mais lindas. Outras devem ser as causas desta espécie de renascimento do nosso mundo