Relatório de sobrevivencia na selva e marinharia
RELATÓRIO DE SOBREVIVENCIA NA SELVA E MARINHARIA 29 E 30 DE JULHO DE 2011
LISANDRO GERMANO GRINGS TURMA S111 CURSSO DE COMISSARIO DE VOO
Apresentação
(finalidade do relatório, introdução)
Este relatório visa mostrar as atividades desenvolvidas na experiência de uma sobrevivência na selva e marinharia. Relacionamentos em grupo, as dificuldades em racionar alimentos e água, criação de acampamento, orientação por bússola, prestação de primeiro socorros, combate a incêndio, sinalizações em solo e uma simulação de sobrevivência em caso de pouso na água. Tudo isso somado ao frio que aumenta muito o stress de todos e dificulta ainda mais a execução dessas tarefas imprescindíveis para a segurança e a sobrevivência do grupo.
Desenvolvimento (relato de todas as atividades, desde a apresentação na Escola, grupos, dificuldades, etc. ...)
Tudo começou com os alunos se encontrando as 06:00 horas da manha na escola, onde fomos divididos em 6 grupos, recebemos nossos nomes de guerra e foram dadas as primeiras instruções de como seria a nossa sobrevivência. Em seguida embarcamos em dois ônibus onde viajamos por quase 2 horas até nosso destino. Na chegada, em nosso primeiro contato com o novo ambiente, nos organizamos em duas filas, fizemos a contagem e partimos rumo ao desconhecido. Depois de alguns minutos de caminhada veio nosso primeiro desafio, atravessar um pântano com água gelada e sensação térmica beirando os 0º graus, e assim passaríamos o resto do dia, com as calças e os sapatos molhados, o que aumentou muito a dificuldade de locomoção devido ao frio.
Ao chegar no lugar onde seria feito nosso acampamento, recebi a tarefa de ficar de responsável pela alimentação do grupo B (bravo), onde eu junto com os outros líderes dividimos e guardamos os alimentos e a água que seriam usados ao longo do dia. Dividimos 500ml de água em 14 pessoas, praticamente um gole para cada um, então fomos buscar os materiais