A ética
A ética
São Bernardo do Campo, 6 de setembro de 2013.
Introdução
O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.
A ética é construída por uma sociedade conforme as exigências ou necessidades fundamentais da natureza humana e tem como base os valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano de uma sociedade e seus grupos.
A ética
A existência da ética A ética existe porque vivemos em sociedade, está presente nas relações sociais. É impossível haver relações sociais com ausência de ética, e é preciso qualificar a mesma em cada circunstância. Isso faz com que não se preocupe tanto com qual espaço a ética ocupa, mas sim como esse espaço se altera de acordo com as relações históricas e sociais. Como um exemplo de como a ética afeta as pessoas, há o caso que ocorreu em São Paulo, em que um delegado deu voz de prisão a um motorista de ônibus, e os colegas do motorista pararam a cidade. Nesse caso a ética de dois indivíduos (ou grupos), no caso o delegado que se sentiu desatacado, e o motorista representado pelos seus colegas, parou uma cidade de 3 milhões de habitantes. Nesse caso percebe-se também que a ética está atrelada não só a cultura a história e a sociedade, mas também as camadas sociais. Outro exemplo de como a ética depende das circunstâncias, é o caso do assassinato de uma pessoa, que só é tolerado dentro da lei (que é a representação da ética de um grupo). As formas