A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo
O Espírito do Capitalismo Moderno na Europa Ocidental significa ganhar dinheiro enquanto puder, o homem tem como finalidade única na vida fazer dinheiro, aquisição econômica não relaciona o homem por meio de satisfazer seus desejos materiais, isto é uma relação natural entre o principio do capitalismo e certos ideais religiosos.
Ganhar dinheiro na economia moderna é resultado de uma virtude e vocação. Responsabilidade na vocação é de cultura capitalista o individuo deve ter em relação a sua profissão. Virtudes como honestidade, pontualidade, trabalho árduo asseguram os devidos créditos.
O capitalismo atual domina a vida econômica e principalmente os indivíduos que tem de se adaptar com a Economia Capitalista, a adaptação do homem a economia capitalista burguesa surgiu através do pré-capitalismo no sentido da utilização do capital.
Salário-tarefa era um método quase universal, um modo assegurar maior quantidade de trabalhador por parte dos homens. Com a tentativa de aumentar os lucros os empresários aumentaram os salários e houve um decréscimo na produção, ocorreu o’’Tradicionalismo’’ os trabalhadores passaram a trabalhar menos para adquirir apenas o necessário.
Após o salário-tarefa surgiu a Política Oposta fez com que os trabalhadores trabalhassem mais e ganhasse apenas o necessário.
As idéias religiosas eram fundamentais do protestantismo, principalmente da conduta econômica cotidiana, as forças religiosas tiveram influencia no caráter nacional, para os trabalhadores a glorificação de Deus no trabalho era preventiva contra todas as tentações, pois Deus constitui a própria finalidade da