A ÉTICA NA UTILIZAÇÃO E APLICAÇÃO DE TESTES PSICOLÓGICOS
BACHARELADO EM PSICOLOGIA
QUARTO SEMESTRE
AMARILDO MARÇAL
ANDERSON RIBEIRO PIRES
JESSICA SANTOS
KATERINE LENNIFER
KELIANE SANTOS
LEONARDO BEZERRA
MILENA RODRIGUES
A ÉTICA NA UTILIZAÇÃO E APLICAÇÃO DE TESTES PSICOLÓGICOS
A importância da ética no uso de testes psicológicos no exercício profissional
FORTALEZA
2014
AMARILDO MARÇAL
ANDERSON RIBEIRO PIRES
JESSICA SANTOS
KATERINE LENNIFER
KELIANE SANTOS
LEONARDO BEZERRA
MILENA RODRIGUES
Trabalho realizado em função da disciplina de Técnicas de Exames Psicológicos, para a graduação do Bacharelado em Psicologia pela Faculdade Maurício de Nassau. Orientadora: Professora Mestra Talitta Saboya.
FORTALEZA
2014
RESUMO
Esse artigo científico versará sobre duas resoluções do Conselho Federal de Psicologia, escolhidas aleatoriamente, para a devida análise sob a égide do código de ética profissional, pautando e dando ênfase sobre a sua importância na utilização e aplicação de Testes Psicológicos, pontuando sobre a postura a ser adotada pelo psicólogo em um processo de avaliação psicológica.
Veremos que enfocando a ética, traremos ganhos para a comunidade científica, acadêmica e a sociedade em geral, pois embora a ética não deva nem possa ser confundida com lei, muitas das leis são pontuadas nos princípios éticos.
Entenda-se por ética profissional, o conjunto de normas que formam a consciência do profissional e representam imperativos de sua maneira e modo de agir, contemplando uma conduta pautada na moral, nos bons procedimentos, cumprindo valores estabelecidos na sociedade em que se vive.
Finalizando, salientamos que ética é uma palavra de origem grega advinda de Éthos, que representa e significa propriedade de caráter. Então percebemos que a ética vai além de seu significado puro e transcende a iniquidade humana.
Palavras-chave: ética, conduta, valores, éthos, caráter.
ABSTRACT
This scientific paper deal two