A água
A Terra é, na verdade, um dos planetas mais bem dotado do Sistema Solar. Somente ela apresenta temperaturas de superfície que permitem à água existir em seus três estados: líquido, sólido e gasoso. Somente ela, ao que se saiba, possui chuva, rios e oceanos.
O grande volume de líquidos dos oceanos , em constante agitação, foi a fonte de vida na Terra e ainda é essencial à sua existência. Essa grande quantidade de água age como um reservatório de calor, influindo sobre o clima e impedindo que as temperaturas se tornem exageradamente altas ou baixas. Os mares, além disso, constituem uma importante fonte de alimento e uma reserva preciosa de minerais e energia. São a via de transporte e de lazer. A água, tal como o Sol, é muito importante para a vida na Terra. As plantas verdes captam a energia radiante solar e utilizam-na no processo da fotossíntese que transforma, por meio de reações químicas, a água, o dióxido de carbono e sais minerais em compostos orgânicos, que são indispensáveis aos seres vivos como fonte de energia e para constituição e renovação das células.
A fotossíntese liberta ainda oxigênio livre para a atmosfera que permite a respiração aeróbia. Assim, só depois do aparecimento na Terra da fotossíntese se puderam desenvolver os animais. Estes não têm, como as plantas verdes, capacidade para fabricar compostos orgânicos a partir de um ambiente inorgânico e, por isso, nutrem-se de plantas e outros