A M Dia E A Sua Arte De Deturpar Os Fatos
Cinema, televisão, rádio, internet, jornais, revistas, livros e panfletos. A mídia é composta pelos mais diversos meios de comunicação. Enfim, tudo aquilo que comunica em massa, ou seja, que torna algo comum a todos ou a um grande número de pessoas, pode ser considerado mídia. Em meio à sociedade vigente, ela tornou-se deturpada, deixando em dúvida o seu real e fundamental papel.
Os chamados meios de comunicação social têm o poder de escolher e hierarquizar temas, definindo preferências. É nesse contexto que se pode afirmar que a imprensa tem uma enorme responsabilidade social na formação de cidadãos conscientes e críticos. Diante do que se tem visto a mídia não tem desempenhado sua função de maneira sincera e eficaz, dessa forma, tem desvirtuado sua ideologia, trabalhando em prol de interesses pessoais, empresariais e políticos, uma vez que deveria ser instrumento público de informações.
A imprensa televisiva tem cometido inúmeros casos de manipulação e distorção das informações. O que reforça essa afirmação anterior é fato de que há 30 anos, aproximadamente 250 mil pessoas dirigiram-se à Praça da Sé, em São Paulo, como o intuito de reivindicar eleições diretas para presidente. Foi o maior ato político ocorrido nos primeiros anos da ditadura brasileira. No entanto, o telejornal de suprema audiência do país, da TV Globo, optou por maquiar o ato e alterar suas finalidades
Aos poucos, infelizmente, a mídia e o seu verdadeiro papel estão sendo jogadas no lixo, e para que possam ser reciclados é necessário promover uma regulação econômica, proibindo grupos empresariais e políticos de serem donos de televisão, rádio e jornal na mesma cidade ou estado. A imprensa midiática deva preservar o pouco de responsabilidade social que ainda resta.