finalizado AVA E2
Grupo de discussão
Nome: Adriano Henrique dos Santos RA: 913200078
Nome: Fabio Marques Barros RA: 312201893
Nome: Laércio Farias do Nascimento RA: 913212003
Nome: Robson Vieira de Araújo RA: 912200145
Nome: William de Almeida RA: 913208369
Seja um edifício de múltiplos pavimentos, com dois subsolos (total 6,00m profundidade), no qual as cargas dos pilares nas fundações variam de 120 a 350 toneladas. Discutir possíveis alternativas para as suas fundações, sabendo que o terreno possui baixa capacidade de suporte na superfície e sendo dadas uma das seguintes condições adicionais:
1. Presença de lençol freático na cota – 9,00 m.
Soluções Possíveis: Na presença de um terreno com lençol freático, as possíveis soluções indicadas para executar a fundação com estacas do tipo: Hélice Contínua, Barrete, Strauss, Estaca Raiz e Pré-moldada.
Estaca Hélice Contínua: São estacas de concreto moldadas “in bloco”, executadas por meio de introdução no terreno, por rotação de um trato helicoidal circundante a uma haste tubular central e injeção de concreto bombeado, pela própria haste tubular, simultaneamente com a sua retirada, sem rotação.
Estacas Barretes: são estacas executadas com equipamentos de grande porte que são escavadas abaixo no nível d’água até a profundidade do projeto, a escavação é preenchida com lama bentonítica simultaneamente à retirada do solo escavado.
Estaca Strauss: Elemento de fundação escavado mecanicamente, com o emprego de uma camisa metálica recuperável, que define o diâmetro das estacas. O equipamento utilizado é leve e de pequeno porte, facilitando a locomoção dentro da obra e possibilitando a montagem do equipamento em terrenos de pequenas dimensões. A perfuração é feita através da queda livre da piteira com a utilização de água. O furo geralmente é revestido. Atingida a profundidade de projeto, o furo é limpo e concretado.