DOEN AS EMERGNETES

5487 palavras 22 páginas
· LASSA - é da Libéria. Transmitido por fezes e urina de ratos. Já dizimou quase cem mil africanos de febre hemorrágica.
· HANTAVÍRUS - é coreano. Ataca os rins ou pulmões; depois provoca hemorragias. Pode matar em uma semana.
EBOLA
http://www.libertaria.pro.br/d_emergentes_intro.htm
Febre de Lassa

Por Débora Carvalho Meldau

A febre de Lassa trata-se de uma rara doença viral aguda transmitida por animais infectados, como artrópodes e roedores, especialmente os ratos.
Esta doença foi descoberta no ano de 1969, devido à morte de duas enfermeiras na cidade de Lassa, na Nigéria.
Ocorre especialmente na África Ocidental, em países como Serra Leoa, Congo, Libéria e Nigéria, acometendo em torno de 100.000 a 300.000 indivíduos, causando, no mínimo, 5.000 mortes anualmente.
O agente responsável por esta doença é um RNA vírus pertencente à família Arenaviridae, transmitida aos humanos pelo contato com excrementos de animais contaminados, por via respiratória ou digestória. Também é possível adquirir a doença por meio de fissuras cutâneas ou pelas mucosas quando em contato direto com o material contaminado.
As manifestações clínicas desta patologia normalmente surgem dentro de 1 a 3 semanas após o contato com o vírus e inclui:
Febre crescente;
Faringite;
Tosse;
Dor no peito;
Conjuntivite;
Dor lombar;
Vômito;
Diarréia ou constipação;
Fraqueza geral;
Disfagia;
Hepatite;
Pericardite;
Hipertensão ou hipotensão;
Taquicardia;
Encefalite;
Meningite;
Déficit auditivo;
Ataques apopléticos.
Uma vez que esta doença apresenta sintomatologia variada e inespecífica, o diagnóstico clínico torna-se muito difícil. Caso o paciente tenha estado na África Ocidental pelo menos 3 semanas antes dos sintomas surgirem, esse fato deve ser comunicado ao médico. A confirmação é alcançada através de exames laboratoriais, mais comumente pelo ELISA, capaz de detectar a presença de anticorpos IgM e IgG, bem como o antígeno para a febre de Lassa. Dentre outros exames que também podem ser feitos

Relacionados