a vida
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
DISCIPLINA DE ENGENHARIA MECÂNICA INTEGRADA
PROF° JOÃO PAULO
MOTOR MOVIDO A HIDROGÊNIO
Cláudio F. Nogueira
Daniel R. R. de Mello
João H. Marchi
Luis G. B. Manara
Vitória G. Cardoso
A9621B-2
A79178-7
A81983-5
A8238C-1
A9430H-0
Engenharia Mecânica
Palavras-chave
Motor, hidrogênio, combustível, automóveis.
Introdução
Hoje em dia os combustíveis estão cada dia mais caros e prejudiciais para o meio ambiente. Pensando nestes principais problemas começamos a pensar cada vez mais em combustíveis alternativos, como forma de reduzir gastos e emissão de gases poluentes na atmosfera. Com base nas necessidades atuais, começamos a pesquisar meios capazes de melhorar essa emissão de gases poluentes, e de combustíveis alternativos mais baratos. Foi então que pensamos à respeito do hidrogênio como combustível, pesquisando motores movidos à hidrogênio percebemos suas qualidades e diferenças em relação aos combustíveis que utilizamos atualmente, a principal vantagem desse combustível é que a queima resultante do processo não polui o ambiente, pois o produto resultante dessa queima é vapor d’água.
Os principais objetivos que estamos à procura são o de produzir um combustível limpo e ambientalmente correto, de baixo custo, de boa autonomia e que seja principalmente seguro para o consumidor.
Fundamentação teórica
Pesquisando à respeito do assunto encontramos vários prós e contras os motores de hidrogênio. Um dos contras é pelo fato de ser perigoso para o consumidor por ser um gás inflamável, os prós são com relação à ser um combustível limpo e que não libera os gases poluentes que os combustíveis fósseis liberam, o hidrogênio tem uma alta capacidade de armazenar energia e baixo peso molecular. Existem 2 métodos de utilização do hidrogênio como combustível: o método de combustão e o de conversão da célula de combustível, o método da combustão é aparentemente o método mais adequado