a vida
Dificuldades de aprendizagem é um termo genético que diz respeito a um grupo heterogéneo de desordens manifestadas por problemas significativos na aquisição e uso das capacidades de escuta, fala, leitura, escrita, raciocínio ou matemáticas. Estas desordens, presumivelmente devidas a uma disfunção do sistema nervoso central, são intrínsecas ao indivíduo e podem ocorrer durante toda a sua vida. Problemas nos comportamentos auto-reguladores, na percepção social e nas interacções sociais podem coexistir com as DA, mas não constituem por si só uma dificuldade de aprendizagem.
Embora as dificuldades de aprendizagem possam ocorrer concomitantemente com outras condições de incapacidade (por exemplo, privação sensorial, deficiência mental, perturbação emocional grave) ou com influências extrínsecas (tal como diferenças culturais, ensino inadequado ou insuficiente) elas não são devidas a tais condições ou influências.
O nosso trabalho visa no seu conceito, o seu processo e as causas que originam estas dificuldades, sejam elas orgânicas ou sócias.
Fundamentação Teórica
No estudo de caso pudemos observar um aluno com capacidade de aprendizagem comprometida em decorrência de avaliações que serviram para rotular o mesmo. A mãe relata que o filho nasceu prematuro e que o médico alertou sobre uma possível deficiência causada pelo fato de terem nascidos gémeos e prematuros sendo a irmã gémea mais saudável.
Apesar de apresentar um desenvolvimento dentro das características normais, a mãe relata que o filho apresentava comportamentos diferenciados e, com o início de sua escolaridade, foram confirmados pelos relatos da professora. Estas observações levaram a mãe a acreditar ainda mais que o filho não tinha capacidade para aprender.
Passou por diversos profissionais, foi submetido a diferentes tipos de exames e chegou a ser matriculado em uma Classe Especial. Estes fatos levaram a uma baixa auto-estima e uma ideia de que não