A vida
1)OBRA: VITÓRIA,Jair.Zezinho, o dono da porquinha preta.São Paulo:Ática,1981,127p.
2)ANO DA EDIÇÃO: 1981.
3)GÊNERO:
Narrativa psicológica-narrativa sentimental.
Narrativa de aventuras: narrativa de mistério.
4) RESUMO DA FICÇÃO: O livro conta a história de um menino chamado Zezinho,que morava em uma fazenda com mais quatro irmãos:Orlando-o mais velho,Chiquinho-o que ficava abaixo de Zezinho,Ondina e Olívia-de cinco anos;o pai Odilo e a mãe Leonor.
Zezinho tinha cuidado de uma porquinha preta desde que nascera,dando-lhe leite até na mamadeira.Por isso,ele tinha um grande amor pelo animalzinho que estimara e dera o nome de Maninha.
Mas surge um obstáculo nessa relação,o pai resolve vender o bichinho que já estava para dar cria.Zezinho acha que a vida para criança não presta,já que não podia mandar no que era "seu", no caso, Maninha.
Começa assim um drama para Zezinho,que tentará de todas as maneiras descobrir um meio para que isso não aconteça.
5) ORGANIZAÇÃO DA NARRATIVA: A estrutura da narrativa é uma das mais lineares, com ações sendo apresentadas cronologicamente a partir dos 26 capítulos,segundo os acontecimentos.
6) FINAL DA NARRATIVA: Apresenta um alto nível de tensão,que acontece também durante toda a narrativa-Depois que Zezinho se certificou que não havia outro meio de livrar a porquinha Maninha da morte,ele resolve fugir com ela.Pega a canoa pertencente ao "Seo Barba-Preta" e foge.
A canoa ultrapassa o lugar que planejou parar;o medo de voltar e levar uma surra do pai o impulsiona a ficar no local onde conseguiu descer e a procurar um abrigo.
Encontra uma família que lhe dá repouso até que seus parentes apareçam.
Seus pais estão em casa preocupados com o seu desaparecimento e arrependidos de falarem que iam matar o animal.Resolvem procurar pelo filho na direção do rio, já que receberam informações que alguém o tinha visto por lá.
Zezinho quando vê o pai se assusta,mas o pai lhe abraça com um carinho como nunca o fez.
E assim