a vida sempre
O incêndio na boate Kiss foi um acidente que matou 242 pessoas3 e feriu 116 outras em uma discoteca da cidade de Santa Maria, no estado brasileiro do Rio Grande do Sul. O incêndio ocorreu na madrugada do dia 27 de janeiro de 2013 e foi causado pelo acendimento de um sinalizador por um integrante de uma banda que se apresentava na casa noturna. A imprudência e as más condições de segurança ocasionaram a morte de mais de duas centenas de pessoas.
O sinistro foi considerado a segunda maior tragédia no Brasil em número de vítimas em um incêndio, sendo superado apenas pela tragédia do Gran Circus Norte-Americano, ocorrida em 1961, em Niterói, que vitimou 503 pessoas;4 5 e teve características semelhantes às do incêndio ocorrido na Argentina, em 2004, na discoteca República Cromañón.6 Classificou-se também como a quinta maior tragédia da história do Brasil,7 a maior do Rio Grande do Sul,8 a de maior número de mortos nos últimos cinquenta anos no Brasil9 e o terceiro maior desastre em casas noturnas no mundo.
ESPÍRITO SANTO
A Defesa Civil do Espírito Santo confirmou as mortes de mais sete pessoas em consequência das chuvas que atingem o Estado desde a semana passada. No total 27 pessoas faleceram. Os mais recentes óbitos foram em Barra de São Francisco, Colatina e Baixo Guandu,. Das 78 cidades capixabas, 52 foram afetadas pelas precipitações. No total, mais de 60 mil pessoas estão fora de casa no ES. Desta soma, 5.689 foram levadas para abrigos e 55.690 para casas de parentes e amigos.
Diante do grande volume de doações às vítimas da instabilidade climática, o Governo estadual precisou suspender por 48 horas o recebimento de alimentos, roupas e outros itens no maior ponto de coleta de materiais, a praça do Papa, na enseada do Suá, em Vitória. A quantidade doada impressiona até a equipe da Secretaria de Assistência Social e Direitos .