A vida extremamente privada de Steve Jobs Vida Digital Not cias VEJA
A vida extremamente privada de Steve Jobs | Vida Digital | Notícias | VEJA.com
A discrição relativa à vida de Jobs começa, sem força de expressão, em sua origem. Ele foi adotado ainda bebê por Clara e Paul Jobs. Alguns pormenores dessa importante passagem só vieram à tona logo após Jobs anunciar seu afastamento da direção da Apple, no fim de agosto, certamente motivado pela decadência de seu estado de saúde (embora a razão não tenha sido explicitada).
Surgiu, então, a figura de Abdulfattah John Jandali, um imigrante sírio que se apresentou como pai biológico de Jobs. Na versão dele, o ex executivo é fruto da relação com Joanne Simpson, a mãe biológica.
Contudo, em plenos anos 50 (o bebê veio ao mundo em São Francisco, em
1955), a família de Joanne teria impedido que o romance fosse adiante, além de forçar a mãe a doar a criança. "Eu estava muito apaixonado por
Joanne, mas infelizmente seu pai, um tirano, não permitiu a nossa união", afirmou Jandali, vicepresidente da rede de cassinos Reno, sediada no estado de Nevada. "Ela disse que queria entregar o bebê para adoção e foi embora para São Francisco para não envergonhar a família." Joanne, assim como o casal Jobs, já faleceu.
Em 2005, durante um discurso na formatura dos alunos da Universidade de Stanford, Jobs, em uma rara oportunidade de autoexposição, relatou o episódio da adoção. "Minha mãe biológica era uma jovem universitária solteira e decidiu me oferecer para adoção (...) Tudo estava certo para eu fosse adotado por um advogado e sua mulher. Contudo, quando eu apareci, eles decidiram que na verdade queriam uma menina. Então, meus pais, que estavam em uma lista de espera, receberam uma ligação no meio da noite perguntando: 'Nós temos um garoto: vocês querem ele?' Meus pais disseram: 'É claro'."
A adesão ao budismo é fruto de uma viagem à Índia, em 1974, com o amigo Daniel Kottke. Para a surpresa de todos, Jobs voltou aos Estados
Unidos trajando roupas típicas de monges e com a cabeça totalmente