A vida de Tarsila do Amaral
carla paTRICIA NASCIMENTO VITORACI
A VIDA DE TARSILA
E o conhecimento da arte
Vitoria
2014
carla paTRICIA NASCIMENTO VITORACI
A VIDA DE TARSILA
E o conhecimento da arte
Trabalho de ........ apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Artes.
Orientador: Prof.
Vitória
2014
Introdução Aprendizagem das Artes Visuais , é a proposta de trabalhar desenhos em cima de técnicas variadas como, por exemplo: desenho geométrico, de observação, de memória e ilustrativo. Neste trabalho serão abordados as idéias e o interesse na apreciação das imagens artísticas de Tarsila do Amaral. a história de tarsila e seu interesse pela arte Tarsila do Amaral nasceu em 1 de setembro de 1886, no Município de Capivari, interior do Estado de São Paulo. Passou toda sua infância na fazenda pois era filha de fazendeiros.
Estudou em algumas regiões diferentes, inclusive na Espanha aonde fez seu primeiro quadro ‘Sagrado Coração de Jesus’, em 1904. Quando voltou, casou-se com André Teixeira Pinto, com quem teve a única filha, Dulce. Após se separar, começou seu estudos com a arte , começou com escultura, com Zadig, passando a ter aulas de desenho e pintura em um ateliê, onde conheceu a pintora Anita Malfatti. Em 1920, foi estudar em Paris. F icou lá até junho de 1922 e soube da Semana de Arte Moderna (que aconteceu em fevereiro de 1922) através das cartas da amiga Anita Malfatti. Quando voltou ao Brasil, Anita a introduziu em um grupo modernista. Tarsila disse que entrou em contato com a arte moderna em São Paulo, pois antes ela só havia feito estudos acadêmicos e em dezembro de 22, ela voltou a Paris. Foi então que ela estudou com o mestre cubista Fernand Léger. Tarsila mostrou a ele a tela ‘A Negra’. Léger ficou