A vida de Leonhard Euler
Geômetra suíço, Leonhard Euler nasceu na cidade de Bâle no ano de 1707 e faleceu em São Petersburgo, em 1783.
Com apenas 17 anos de idade Leonhard iniciou seu curso de medicina em sua cidade natal e em 1730 já ocupava a cadeira de física da Academia de Ciências deSão Petersburgo, na Rússia, a convite a Imperatriz Catarina I.
Quando estava com 28 anos de idade Euler sofreu uma congestão cerebral bastante séria devido ao excesso de trabalho e perdeu a visão de seu olho direito.Mas continuou suas atividades científicas sem esmorecer, tendo até publicado diversos trabalhos sobre mecânica, Música e outros temas.
Em 1765, com 58 anos de idade, perdeu a visão do outro olho, ficando assim totalmente cego. Adaptou-se à nova situação e prosseguiu com muito afinco todos os seus trabalhos. De 1768 até 1771 preparou o estudo “Elementos de Álgebra” e três volumes sobre dióptrica, que é a parte da física que estuda as características da luz, de acordo com os meios e matérias que atravessa.
Para redigir, anotar, rever e concluir esses seus grandes e surpreendentes trabalhos, ele ditava a um empregado seu, fazendo revisão por meio de leituras várias.
Diversas de suas obras foram traduzidas e publicadas na França e a Academia de Ciências de Paris chegou a premiar diversas delas.
Os Poliedros de Platão São formados por faces, arestas e vértices. As faces são constituídas por seções de planos, considerando que entre duas faces temos as arestas, as quais possuem em suas extremidades os vértices.
Platão foi um filósofo grego, que viveu entre os séculos V e IV a.C., e estabeleceu importantes propriedades em alguns poliedros. Os poliedros de Platão possuem características próprias e se enquadram nas seguintes condições:
O número de arestas é igual em todas as faces;
Os ângulos poliédricos possuem o mesmo número de arestas;
Nos sólidos considerados poliedros de Platão vale a relação de Euler (V – A + F = 2) onde V =