Desafios do SUS (SBT Repórter)
Resenha crítica
A reportagem do programa SBT Repórter sobre o SUS trouxe-me uma nova visão sobre esse programa do Governo Federal. Ela começa expondo sobre osatendimentos médicos nos domicílios dos próprios pacientes, e sobre a importância que isso traz a eles, já que muitos não têm condições de se deslocar ate um centro médico. Isso além humanizar a relaçãomédico-paciente, promove melhorias na saúde das pessoas por esse programa favorecidas.
Em seguida foi apresentado outro programa federal do SUS, o Brasil Sorridente, que envolve profissionais da áreaodontológica em busca de uma melhor saúde bucal dos brasileiros. Pois “a saúde começa pela boca”.
Outro fato que me chamou atenção foi a instalação de Unidades Básicas de Saúde (UBS) pluviais naAmazônia, algo bem planejado já que nessa região temos um vasto recurso hídrico e uma grande deficiência em rodovias. Além disso, a dedicação de médicos e outros profissionais da saúde me surpreendem, poiscada vez menos profissionais buscam trabalhar com limitados aparatos e condições para o exercício da profissão.
Quem nunca viu uma ambulância do SAMU pela rua? Então, o que poucos sabem e sobre ajornada de trabalho desses profissionais. Vinculados ao SUS eles trabalham 24horas com os mais variados casos, ora salvando vidas, ora encaminhando-as o centro hospitalares mais preparados ao serviço. Elessão uma das varias amostra que quando bem planejado o Sistema Único de Saúde pode dar certo.
Logo após essa experiência foi solicitada a uma paciente que “nunca” havia usufruído do SUS queacompanhasse o trabalho de profissionais em uma UBS. A mesma relatou que ficou impressionada com a organização do local. Porem como o próprio SBT Reporte complementou: aquela não é uma realidade homogênea emoutros centros de atendimento espalhados pelo país.
Vale ressaltar sobre a criação de academias a seu aberto que ao contrario das convencionais, não prioriza a estética, mas a saúde. Esses locais...