A vida de Henry ford
Apesar de competente em matemática, na verdade ele nunca aprendeu a escrever corretamente, ler livremente e expressar-se bem na escrita. Henry preferia convencer outros meninos a deixarem os estudos para ajuda-lo a construir rodas d’água e turbinas a vapor. Fazia suas próprias ferramentas e seus bolsos sempre estavam cheios com porcas, pregos, barbante, engrenagem de relógios, molas e etc.
Em 1.876 viu pela primeira vez um veículo de autopropulsão (um motor portátil e uma caldeira à vapor sobre rodas que debulhava grãos). Este encontro casual mudaria todo o curso de sua vida. Foi um experiência arrasadora. Henry examinou detalhadamente a máquina e fez muitas perguntas ao operador que ficou admirado com a percepção do garoto.
Aos 16 anos ( 1.879 ), Henry pendurou o macacão de fazendeiro e foi para Detroit (Michigan) para assumir um cargo de aprendiz na Michigan Car Company ( Fábrica de vagões ferroviários ). Foi despedido em 6 dias. “ O contramestre considerou-o muito arrogante ” pois vários engenheiros tentavam consertar uma máquina há horas. Depois que desistiram frustrados, Henry aproximou-se, olhou a máquina e consertou-a em minutos. Essa atitude causou sua demissão.
Após este pequeno problema, ele conseguiu outro emprego de aprendiz à US$ 2,50 por semana em uma oficina mecânica.
Como sua pensão custava US$