A VIABILIDADE DA SUBSTITUIÇÃO DA AREIA E DA CAL PELO FOSFOGESSO NA COMPOSIÇÃO DA ARGAMASSA DE REVESTIMENTO
Phosphogypsum: Production of Blocks
Alysson Petronio Correia Silva1; Bianca Marcos Morais 2; Bruna de Oliveira Silva 3; Bruna Oliveira Santana 4; Jocelane Damasceno Pereira 5; Kefane Moreira Nascimento 6; Luís Cláudio Serpa 7; Raphael Teles Lôbo 8; Wagner Junio9; Kleberth Mendes (Orientador)
Centro Universitário de Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG
Resumo: A possibilidade de utilizar resíduos industriais como matéria-prima de produtos para a construção civil vem a cada ano ganhando mais importância e tem criado também novos desafios tecnológicos. Além de evitar a degradação das áreas onde os resíduos normalmente são depositados ou extraídos, a valorização dos subprodutos tem por efeito a redução do consumo de matérias-primas virgens. O trabalho descreve um estudo sobre o fosfogesso, gerado pelas indústrias de produção de ácido fosfórico, na qual esse será empregado na formulação de uma argamassa para revestimento. Buscou-se formular uma argamassa de fosfogesso substituindo a areia e a cal. A argamassa foi avaliada quanto à resistência na tração de flexão e compressão axial. Com este tema, buscamos utilizar o fosfogesso, que é considerado um material sustentável, de uso inovador e com menor impacto ambiental, para a produção de argamassa de revestimento para construções, analisando sua viabilidade quanto à sua resistência.
Palavras-chave: Argamassa, fosfogesso, resistência ,viabilidade.
Abstract: This paper seeks to build blocks with phosphogypsum waste that fulfill the resolutions of nbrs so that compression and water absorption tests are performed.
Keywords: phosphogypsum. Waste. Sustainability. Experiments. Block.
1 Introdução
A alternativa de reutilizar os resíduos industriais para novas construções vem tendo destaque cada dia mais. As novas gerações vêm criando desafios e com o auxilio da tecnologia isso tem se