A Via de Salomão
INTRODUÇÃO:
O presente escrito tem o objetivo de contar a história da vida de Salomão, um pouco sobre suas obras como Rei de Israel, sua notória sabedoria, suas virtudes e também seus defeitos. Também, tentar traçar alguns paralelos entre sua história e a importância dela para nossa vida nos dias de hoje.
A história de Salomão é narrada na Bíblia a partir de 1Reis 1.1, onde vemos que seu pai Davi já era velho e a procura de um substituto para o trono se tornava urgente; e termina em 1Reis 11-43, onde lemos sobre sua morte e que Roboão, seu filho, reinou em seu lugar.
Atribui-se a Jeremias a autoria dos livros de 1 e 2 Reis, onde lemos a história de Salomão e dos demais reinos de Israel até o desaparecimento do
Reino do Norte e a destruição de Jerusalém e o exílio babilônico.
Também vemos a História de Salomão em 1 Crônicas, iniciando no capítulo
22, a partir do Versículo 6, onde Davi lhe ordenou que edificasse uma casa ao
Senhor, Deus de Israel; e vai até 2Cr 9.31. A autoria dos livros de 1 e 2 Crônicas é difícil de se precisar, apesar de alguns autores a atribuírem a Esdras.
Quem foi Salomão?
Salomão foi o décimo filho de Davi, e o segundo que teve de Bate-Seba.
Nasceu em Jerusalém e seu nascimento já tinha sido anunciado nas palavras do profeta Natã a Davi, conforme lemos em 1Cr 22.8-9:
"...Tu derramaste sangue em abundância e fizeste grandes guerras; não edificarás casa ao meu nome, porquanto muito sangue tens derramado na terra, na minha presença. Eis que te nascerá um filho, que será homem sereno, porque lhe darei descanso de todos os seus inimigos em redor; portanto, Salomão será o seu nome; paz e tranqüilidade darei a Israel nos seus dias".
E ainda em 2Sm 7.12, lemos a mesma profecia que também tipifica Cristo, pois do vers.8 ao 17 vemos que o reino que Deus promete será eterno e estabelecido por um descendente de Davi, ou seja o reino celeste estabelecido por Jesus.
O profeta Natã o chamou de Jedidias, que