A vegetação e o solo
Tema: A VEGETAÇÃO E O SOLO
Conteúdo: Erosão do Solo.
Tempo de aula: 50’ (Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com os alunos),quando os alunos deverão compreender o que é a erosão do solo, como funciona o ciclo da água e como acontece a formação do solo.
Objetivos
Entender a importância da vegetação para sanar os efeitos da erosão do solo.
Materiais Didáticos
Livro didático caderno Sementes de alpiste
Peneiras
Terra regador Metodologia
Introdução: uma abordagem feita pelo professor
A erosão é um processo natural de desagregação, decomposição, transporte e deposição de materiais de rochas e solos, que vem agindo sobre a superfície terrestre desde os seus princípios. Contudo, a ação humana sobre o meio ambiente contribui exageradamente para a aceleração do processo, trazendo como consequências a perda de solos férteis, a poluição da água, o assoreamento dos cursos d'água e reservatórios e a degradação e redução da produtividade global dos ecossistemas terrestres e aquáticos.
Os processos erosivos são condicionados basicamente por alterações do meio ambiente, provocadas pelo uso do solo nas suas várias formas, desde o desmatamento e a agricultura, até obras urbanas e viárias que, de alguma forma, propiciam a concentração das águas de escoamento superficial.
A quebra do equilíbrio natural entre o solo e o ambiente (remoção da vegetação), muitas vezes promovida e acelerada pelo homem conforme já exposto, expõe o solo a formas menos perceptíveis de erosão, que promovem a remoção da camada superficial deixando o subsolo (geralmente de menor resistência) sujeito à intensa remoção de partículas, o que culmina com o surgimento de voçorocas .
Estratégia
Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:
Plantar sementes de alpiste cerca de 15 dias antes do planejamento da aula sobre o assunto, numa das peneiras com solo. Na outra peneira, não plantar nenhuma