A utilização do poder
O Estado tem como papel principal governar e manter certo controle social diante de sua população. Utilizando diferentes métodos de poderes ele procura manter a ordem, e tendo como objetivo final o bem-estar social. Estes manejos podem ser expressados de várias formas, pela legislação, pela constituição, pela polícia, pela política, pelo terrítório, por bens (móveis e imóveis), entre outros.
Com as diferentes ideologias e estruturas individuais é necessário a presença de um ser maior, o Estado, para que haja ordem social. Este tipo de governo normalmente possui um representante e outros a aconselhá-lo, para que as opiniões sejam aceitas em comum. A eleição costuma ocorrer com o invite dos votos populares, assim o funcionário presta serviços a todos de maneira a auxiliar e desenvolver o seu local de representação. O indivíduo eleito tem em suas mãos vários papéis, dependendo de seu cargo, situações importantes que podem modificar certo modo de vivência de sua sociedade. Exemplo disso, um deputado estadual tem missão selecionar as leis que são de melhor ámparo para o povo e criar outras que tenham o mesmo objetivo, porém isso ocorre somente dentro do Estado na qual ele atua.
A legislação funciona como um dos centros de valores humanos, seguida da Constituição (comentada no próximo parágrafo), ela serve como base para atingir os indivíduos ou instituições que estejam agindo de má fé ou fora da ética de sociedade. No conjunto de leis que pregam em nosso país, temos suas áreas específicas, como o código penal, código civil, direito empresarial, direito do trabalho, entre outros. Essas leis tem abaixo seus agentes que empenham-se em fazer com que a sociedade cumpra essas normas e aja de maneira correta com seu próximo, definindo-se como forma de poder. Pode ser representada pelos agentes policiais, como a Polícia Militar, a Polícia Civil, a Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. Elas tem como função inibir as quaisquer atitude que um