Empreendedorismo
Isto é uma oportunidade? Isto é uma boa ideia de negócio? Essas são questões freqüentes dos futuros empreendedores. Identificar ideias de negócio é o primeiro desafio do empreendedor. O segundo desafio será selecionar entre as várias ideias qual é a melhor, a mais promissora, a que poderá render maiores lucros e tornar o empreendedor mais feliz. Isso mesmo, mais feliz, por que não? Em suma, escolher a ideia que realmente é uma oportunidade.
Um bom começo é entender a diferença entre ideia e oportunidade.
O que é uma ideia?
Ideias surgem da inspiração do futuro empreendedor ou diversas outras fontes externas. Há aqueles que ao retornarem das suas férias numa praia com péssimos serviços, num impulso empreendedor, têm a ideia de montar uma pousada ou um restaurante com atendimento diferenciado.
Essa pode ser uma ideia, mas será uma oportunidade? Outros, após um exercício de brainstorming colecionam uma dúzia de ideias, mas qual delas será de fato uma boa ideia? Há ainda, os que inspirados por um momento de raiva do chefe, se tornam verdadeiros visionários e veem brotar mil ideias de negócio, onde possam exercer toda sua autonomia e colocar em prática seus talentos. De fato, podem surgir muitas ideias de negócio, porém nem todas são oportunidades.
O que é uma oportunidade?
Oportunidades, por outro lado, são ideias que foram analisadas criteriosamente. Para que uma ideia se transforme numa oportunidade é preciso fazer um bom trabalho de busca informações sobre os consumidores, os concorrentes, os fornecedores, os procedimentos tributários e trabalhistas, as licenças necessárias, entre outros. Colocar tudo isso no papel, num plano de negócio e verificar os números, tais como: quanto o negócio vai render de lucros, em quanto tempo o investimento será pago, quanto o empreendedor poderá tirar de salário (pró-labore). E, por fim, responder duas perguntas essenciais:
Qual a sua experiência e