A utilização do plástico na construção civil
Plásticos. Vantagens. Inovação.
1. INTRODUÇÃO
O elevado desenvolvimento tecnológico, associado à crescente evolução no mundo da química orgânica, tem permitido um notável nível de procura, descoberta e utilização de materiais plásticos, possibilitando um vasto leque de aplicações, tornando-o um produto moderno, acessível e cada vez mais importante. Na construção civil, a partir do século XX, particularmente na segunda metade, alguns dos materiais convencionais empregados na construção, foram sendo progressivamente substituídos por materiais poliméricos.
Nos últimos cinquenta anos, a indústria das matérias plásticas desenvolveu-se intensamente, chegando a superar a indústria do aço. Materiais como o poliestireno, o polietileno, o policloreto de vinilo (PVC), a poliamida (Nylon), ou o polipropileno, que são os mais utilizados, estão presentes no cotidiano tanto de grandes centros urbanos quanto em pequenas cidades rurais.
O nome plástico foi adotado para designar um grupo de materiais capazes de serem moldados em diversas formas através da deformação plástica. O plástico se constitui como um material artificial obtido pela combinação do carbono com oxigênio, hidrogênio, nitrogênio e outros elementos orgânicos ou inorgânicos que se apresenta sob a condição de líquidos em alguma fase de sua fabricação, o que lhes permite ser moldados nas formas desejadas, porém apresentam-se sólidos na fase final.
Este estudo visa, portanto, comentar as principais características dos materiais plásticos, bem como seu método de fabricação suas vantagens e desvantagens, classificação e diversas aplicações do cotidiano. É destinado à profissionais e estudantes de engenharia, assim como à cidadãos com interesse pela área de trabalho abordada.
2. FABRICAÇÃO DOS PLÁSTICOS
As matérias primas básicas para a produção de plásticos podem ser de origem vegetal, mineral ou até mesmo animal, como nitrogênio, petróleo, calcário, cloreto