A UTILIZAÇÃO DO PIB TRIMESTRAL COMO INDICADOR DE CONJUNTURA ECONÔMICA
INDICADOR DE CONJUNTURA ECONÔMICA o caso de Pernambuco
C láudia B aptista F erreira P ereira
W ilson G rimaldi
J úlio C ésar S ilva
Resumo: Este trabalho apresenta a experiência de Pernambuco na utilização do Produto Interno Bruto – PIB trimestral como ferramenta de análise de conjuntura de curto prazo. O texto mostra a história das Contas Regionais no Estado, bem como aspectos metodológicos do cálculo do PIB, incluindo sua estruturação, suas limitações e seus resultados.
Palavras-chave: Análise econômica. PIB. Conjuntura.
THE USE OF QUARTERLY GDP AS AN INDICATOR OF ECONOMIC SITUATION: PERNAMBUCO´S CASE
Abstract: This work presents the experience of Pernambuco in Gross Domestic Product – GDP Quarterly as a tool to economic analysis.
The text shows the history of Regional Accounts in the State, as well as methodological aspects for the calculation of GDP, including its structure, limitations and results.
Key words: Economic analysis. GDP. Conjuncture.
O
estudo da evolução de uma economia e da sua estrutura produtiva, seja de um país seja de uma região, depende de variáveis macroeconômicas diversas. A mais usual é o Produto Interno Bruto – PIB, que no Brasil, atualmente, é elaborado pelo Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística – IBGE.
Nessa linha de pensamento, o IBGE convocou as unidades da Federação para integrarem o Sistema de Con tas Regionais do Brasil – SCR, que em Pernambuco passou a ser atribuição da Agência Condepe/Fidem,1 a qual disponibiliza informações comparáveis e compatíveis com todas as unidades da Federação. Além disso, esses dados permitem o acompanhamento permanente da economia do Estado, contribuindo para a formulação de políticas de desenvolvimento, traduzidas em planos e projetos.
Este texto, além de retratar essa experiência, discute as etapas do cálculo do PIB trimestral, ferramenta de destaque deste trabalho, bem como as fontes utilizadas para a construção desse