A utilização do acervo pedagógico na (in)formação inicial dos acadêmicos de licenciatura em química
A UTILIZAÇÃO DO ACERVO PEDAGÓGICO NA (IN)FORMAÇÃO INICIAL DOS ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
Agatha Monaliza Coelho da Silva monagatha2006@hotmail.com Universidade do Estado do Amapá – UEAP
Eldon Maciel Silva
Gabriela Andrade Lobato
Universidade do Estado do Amapá-UEAP
Idelta Bianca de Souza Diniz
Profa. MSc./Orientadora - Universidade do Estado do Amapá-UEAP
Silvia Maria Alves Gomes
Profa. Dra./Orientadora - Universidade Estadual Paulista-UNESP
INTRODUÇÃO
A licenciatura tem como finalidade formar docentes para atuarem na Educação em nível básico e médio. A grade curricular da Licenciatura em Química da Universidade do Estado do Amapá (UEAP) prevê, além das disciplinas específicas, outras ligadas à área pedagógica, pois tem como fim último, a formação integral do professor. A prática pedagógica está prevista em estágios orientados que permitem ao graduando contato com o futuro ambiente de trabalho além de proporcionar o desenvolvimento das várias habilidades adquiridas durante o curso.
A leitura é parte essencial da formação inicial, com implicações na formação acadêmica geral e no desempenho do profissional em contexto escolar. Assim, este trabalho, desenvolvido por acadêmicos do 5º semestre da Licenciatura em Química, contribui para destacar a importância da utilização do acervo pedagógico objetivando identificar se a área pedagógica está a ser utilizada como fonte de (in)formação pelos acadêmicos de Licenciatura em Química.
MÉTODOS
A delimitação do estudo compreendeu a biblioteca da UEAP, localizada no Campus I, situado à Av. Presidente Vargas, 650, bairro Central, na cidade de Macapá, Estado do Amapá.
Inicialmente foi feito o levantamento exploratório de todo acervo pedagógico comum a todas as licenciaturas e os livros da área específica da formação em Química. A seguir, procedeu-se a pesquisa dos documentos oficiais da biblioteca que registram o volume de empréstimo, de