A utilização da medicação intracanal em casos de polpa viva e a ocorrência ou não de dor pós-operatória após a primeira sessão
The use of the medication in cases of vital pulp and the occurrence of postoperative after the first session
RESUMO
No tratamento endodôntico, em casos de múltiplas sessões, o profissional deve fazer uso da medicação intracanal entre uma sessão e outra.
Neste trabalho, foram utilizadas três diferentes soluções como medicação intracanal (NDP, Otosporin® e hipoclorito de sódio) em casos de polpa viva e foi realizada uma avaliação se ocorreu ou não dor pós-operatória após a primeira sessão. PALAVRAS – CHAVES: medicação intracanal, NDP, Otosporin®, hipoclorito de sódio e pós-operatório. ABSTRACT In endodontic treatment in cases of multiple sessions, the professional should make use of the medication between sessions. In this work, three different solutions were used as intracanal medicament (NDP, Otosporin®, Sodium hypochlorite) in cases of vital pulp and an assessment whether or not occurred postoperative pain after the first session was held.
KEYWORDS: intracanal medication, NDP, Otosporin®, Sodium Hipochlorite and postoperative
INTRODUÇÃO
Atualmente, o tratamento endodôntico pode ser realizado em sessão única no caso de polpa viva e sempre que possível. Quando não é possível a realização deste em sessão única por qualquer motivo que seja, o profissional deve fazer uso da medicação intracanal, colocando-o no interior do sistema de canais radiculares entre as sessões.
Essa medicação intracanal deve ser considerada uma etapa auxiliar ao tratamento endodôntico, inibindo o crescimento dos microrganismos que porventura resistiram ao preparo químico-cirúrgico, para evitar a contaminação ou recontaminação do canal radicular. Eles devem possuir atividade antimicrobiana e anti-inflamatória, além de ser biocompatível para com os tecidos periapicais.
O NDP é um medicamento utilizado para o controle da inflamação de