Demanda contingente do parque do Ingá Maringá -Pr
Kássio André Schmidt (PIBIC/ FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA), UNESPAR, kassioschmidt@hotmail.com
RESUMO: O objetivo deste projeto foi caracterizar a demanda turística do Parque do Ingá, utilizando o Método de Avaliação Contingente (MAC). Tendo em vista que os centros urbanos têm sofrido perdas significativas de áreas verdes, tornando-as escassas para o lazer e ao bem estar das populações que delas se utilizam. Mas, conciliar necessidades da população com a conservação ambiental desses espaços, em especial os de caráter público, é um desafio para os gestores em face à crescente urbanização das cidades e às diferenças socioeconômicas que contribuem significativamente para o aumento da pressão antropogênica que compete com os locais destinados a este fim. Nesse sentido, o Parque do Ingá proporciona muitas funções que, direta ou indiretamente contribuem para a promoção do bem-estar humano. Por fim, concluiu-se que com a verificação da Disposição a Pagar dos usuários do Parque, seria possível cobrir os custos de manutenção da área, bem como realizar novos investimentos.
Palavras-chave: Unidades de Conservação. Valoração ambiental (contingente). Parque do Ingá.
INTRODUÇÃO
Na atualidade a população citadina vem enfrentando vários problemas dentre eles destacamos a falta de áreas de lazer pública que contribuem para a diminuição da qualidade de vida urbana, sendo necessária uma mudança de postura em relação ao ambiente urbano. É neste sentido, que a criação e manutenção de parques urbanos vêm ao encontro com os problemas levantados, pois as áreas verdes contribuem na obtenção de uma boa qualidade de vida no ambiente urbano adquirindo valor ecológico, estético e humanístico, ampliando a representação do lugar da natureza na cidade (BOVO; AMORIN, 2011).
Nesse sentido o parque do Ingá em Maringá- Pr possui valor de uso direto para a sociedade já que ele oferece atrativos de lazer voltados