A tv, o vídeo e o celular em sala de aula: relato de uma experiência com o projeto “noite da poesia”
Ivanete Nunes de OLIVEIRA/ PGPE/UFAL
RESUMO: Este artigo trata do uso das mídias televisão, vídeo e celular, enquanto meios de comunicação formadores de opinião e/ou influenciadores dos comportamentos dos alunos, no ambiente escolar. Ressalta a importância do uso de tais mídias nas práticas docentes, tendo em vista sua abrangência, a riqueza de possibilidades educativas pela qual estão cercados e o fascínio que exercem sobre crianças e jovens. Apresenta tais ferramentas sob uma perspectiva pedagógica, que supera as visões empobrecedoras e reducionistas deste tipo de ferramenta. Baseia-se principalmente nas obras de MORAN(2003),NAPOLITANO (1993) e COSCARELLI (2006) É relatada também no artigo a experiência e a dinâmica do projeto “Noite da Poesia”, realizado na Escola Estadual José Correia Fontan, na cidade de Paulo Jacinto – Alagoas, ao passo em que se propõe uma metodologia para inserção das mídias nas atividades docentes de modo a aproveitar a multiplicidade de facetas desses instrumentos, proporcionando aprendizagem e afloramento da criatividade do alunado.
PALAVRAS-CHAVE: Audiovisual; Mídia digital; Ensino-aprendizagem.
1. Introdução
É imprescindível que o professor reconheça o poder e o fascínio que os meios de comunicação exercem sobre as pessoas e, em especial, crianças e jovens, procurando adotar em sua prática docente o uso das tecnologias que há na escola com os alunos. Nesse percurso a maioria dos professores tem se deparado com questões tais quais as seguintes: Como utilizar o vídeo na minha aula?
Como planejar aulas que integrem mídias? Como levar a turma a fazer uma leitura consciente destas mensagens? Que atividades propor aos alunos antes e/ou depois de assistirem ao vídeo com o programa a ser cumprido? E o que dizer do celular? Como transformá-lo em ferramenta pedagógica, uma vez que os alunos não largam esses aparelhos durante a aula?