A TRANFORMAÇÃO DA PETROBRAS NA 1ª GRANDE MULTINACIONAL BRASILEIRA

6475 palavras 26 páginas
INTRODUÇÃO
Este trabalho destina-se a avaliar a empresa Petrobras, criada no dia 3 de outubro de 1953, pelo então presidente Getúlio Vargas, tendo como principal objetivo a exploração petrolífera no Brasil em prol da União, impulsionado pela campanha popular iniciada em 1946. Consiste numa empresa estatal de economia mista, ou seja, é uma empresa de capital aberto, sendo o Governo do Brasil o acionista majoritário.
Quando Henri Philippe Reichstul chegou a Petrobras, encontrou uma empresa com forte visão social e igualitária, seu desafio era criar uma cultura empresarial que tivesse como valores e eficiência, a produtividade e a lucratividade. Uma das primeiras providências foi reformular a composição do conselho da empresa, com o objetivo de criar uma nova visão empresarial e acabar com o forte corporativismo.
Por todo esse processo histórico de evolução, atualmente a Petrobras é a maior empresa da América Latina, a quarta maior empresa petrolífera de capital aberto do planeta e a quarta maior empresa de energia do mundo. A empresa atua de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, nos mercados nacional e internacional, fornecendo produtos e serviços adequados as necessidades dos clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos países onde atua.
A empresa busca sempre manter um bom ambiente de trabalho através da integração das pessoas, trabalho em equipe com comprometimento ético e comprometimento com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, busca um sistema eficaz que integra o desenvolvimento da qualidade, a manutenção da qualidade e os esforços de melhoria da qualidade entre os diferentes setores da empresa, com o objetivo de criar produtos/serviços com o máximo de economia e a plena satisfação dos consumidores.

O conceito do TQM foi sendo desenvolvido

Relacionados