A tradição do mito.
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
introdução
A tradição do mito começou com a autoridade dos poetas. Este trabalho pretende demonstrar como o mito pode ser considerado um conhecimento e qual o seu objetivo. Tem em vista ainda descrever uma personalidade da atual sociedade, que, com os meios de comunicação foi transformado em mito.
DESENVOLVIMENTO
Mito como forma de conhecimento.
O mito é considerado como forma de conhecimento no sentido religioso, de origem do mundo, sobre os fenômenos da natureza e a vida do ser humano. Quando surgiu e durante muito tempo era considerado por todos, uma verdade total, desta forma era um exemplo de conduta, todos tinham plena confiança no que era dito.
“Um discurso pronunciado ou proferido para ouvintes que recebem a narrativa como verdadeira porque confiam naquele que narra; é uma narrativa feita em público, baseada, portanto, na autoridade e confiabilidade da pessoa do narrador”. (CHAUÍ 2002, p. 35).
Finalidade do mito.
Por finalidade o mito tem a descrição, a lembrança, explicar as origens do homem e do mundo e traduzir o jeito como as pessoas ou civilizações explicam o sentido da existência. Na época foi uma forma de responder as perguntas da população. O desejo de saber de onde as coisas vieram e de que jeito foram criadas. Uma forma de tranqüilizar suas idéias mostrava a ira dos deuses como uma forma de castigar, provocando certo medo e, como conseqüência, respeito aos que ocupavam posições mais elevadas.
Mito nos dias atuais.
Atualmente com os meios de comunicação algumas personalidades (artistas, políticos, esportistas), são transformadas em mitos, trabalhando os desejos e os