A TIPOLOGIA DE NORMAN FRIEDMAN - O NARRADOR
1247 palavras
5 páginas
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDOINSTUTITO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE LETRAS – NÍVEL III
TEORIA DA LITERATURA II
Profª Drª Tânia Rösing
Caroline Klanovicz
A TIPOLOGIA DE NORMAN FRIEDMAN
Segundo o autor, o narrador pode ser classificado de acordo com o modo como se apresenta no texto. Essa tipologia visa responder algumas perguntas em relação ao modo como é narrado, como por exemplo: quem narra a história, de que ângulo e distanciamento essa narração é feita, qual é o objeto com o qual o autor se utiliza para construir seu texto, com base no que ele narra determinada situação (pensamentos, sentimentos, cartas...).
E uma coisa que Friedman ressalta é que existem diversos tipos de narradores, uns que participam mais da história, outros mais afastados ou então que só observam as ações, mas nunca existe a exclusividade de um texto com um narrador sempre do mesmo modo. O que existe é a predominância de um determinado tipo de narrador.
AUTOR ONISCIENTE INTRUSO (Editorial omniscience): aqui existe a predominância da narrativa do modo “sumário”, na nomenclatura de Friedman. É o resumo dos fatos que aconteceram. Isso quer dizer que a imagem da cena e dos acontecimentos narrados vai se formando conforme o autor detalha aspectos importantes do lugar onde se passa a narrativa, as personagens ou o modo como a cena acontece. Nesse tipo de narrador, percebe-se um posicionamento alternado, as vezes ele pode estar narrando de um ponto de vista muito próximo, com total conhecimento de tudo que acontece na cena, e em outros momento pode estar distante ou então narrando do ponto de vista de um determinado personagem. O autor onisciente intruso tem o poder de mudar de posicionamento quando entender. Aqui, as informações são dadas a partir de palavras ou pensamentos e percepções do autor. Além disso, como o próprio nome diz, esse narrador emite opiniões em relação às personagens e às ações, ou seja “se intromete” e julga quando acha necessário, não é neutro