A TI no setor da construção civil
Resumo - Devido à grande quantidade de informações, a indústria da Construção Civil está aos poucos introduzindo a Tecnologia da Informação (TI). Este trabalho procura analisar, através de revisão bibliográfica, o uso de novas Tecnologias de Informação e Comunicação para as pequenas empresas do setor da Construção Civil e o papel dessa tecnologia como elemento integrador no setor de edificações. O objetivo principal é o de se discutir a possibilidade da TI deixar de ser somente uma ferramenta de suporte no setor, e passar a fazer parte da estratégia das empresas que nele atuam, tal como vem acontecendo na maioria das indústrias. Algumas dificuldades e deficiências na implantação da TI, como custo e profissionais desqualificados, não devem ser vistas como obstáculos para a implantação. Será necessário realizar mudanças nos procedimentos em uso e o sucesso da implantação da TI irá tornar a empresa mais competitiva. ASPECTOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM PEQUENAS EMPRESAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
1. INTRODUÇÃO
A tecnologia da informação coloca a nossa disposição vários meios para armazenamento de informações estruturadas, com a finalidade de armazenar todas as informações em um local único, e a tecnologia da informação esta cada vez mais presentes no dia-dia.
Estima-se que o uso de computadores nas pequenas empresas, ao longo dos últimos cinco anos, cresceu entre 30 a 80%, dependendo da localização e natureza do negócio (PRATES, 2003). Entretanto, pouca literatura foi encontrada na análise da Tecnologia da Informação - TI, em pequenas empresas, principalmente, nos países em desenvolvimento, como é caso do Brasil.
Conforme Hoffmann (2002) o avanço da tecnologia da informação é crescente e que possui a necessidade de aglutinar informações, para que qualquer pessoa possa ter disponível no momento que for necessário.
Na indústria da construção civil existem inúmeras